IRPF 2024: como ficou para profissionais autônomos?
Neste artigo, você vai saber como declarar o IRPF 2024 sendo profissional autônomo
O imposto de renda é uma das principais obrigações tributárias dos brasileiros, que devem declarar seus rendimentos e pagar o imposto devido ao governo federal.
Mas, você sabe como funciona o imposto de renda para os profissionais autônomos? Quem são eles, quem deve declarar, como calcular, como pagar o IRPF 2024?
Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas, e explicar tudo o que você precisa saber sobre o IRPF 2024 para profissionais autônomos.
Acompanhe!
O que é o IRPF?
O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um tributo que incide sobre os rendimentos dos contribuintes residentes no Brasil, ou no exterior, que recebam rendas de fontes situadas no país.
Ele é calculado anualmente, com base nos rendimentos obtidos no ano anterior, e deve ser declarado até o último dia útil de abril do ano seguinte.
Como declarar o IRPF 2024 como profissional autônomo?
Os profissionais autônomos são aqueles que exercem atividades por conta própria, sem vínculo empregatício, como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, arquitetos, psicólogos, jornalistas, entre outros.
Esses profissionais devem declarar o IRPF em 2024 seguindo os seguintes passos:
- Baixar o programa da Receita Federal no site e instalá-lo no computador.
- Escolher o modelo de declaração, que pode ser simplificado ou completo, de acordo com as deduções a que o contribuinte tem direito.
- Preencher os dados cadastrais, como nome, CPF, endereço, profissão, etc.
- Informar os rendimentos recebidos de pessoas físicas e jurídicas, informando o nome e o CPF ou CNPJ de cada fonte pagadora, bem como o valor bruto e o imposto retido na fonte, se houver.
- Informar os rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados, exclusivamente na fonte, como juros de poupança, dividendos, indenizações, etc.;
- Informar os pagamentos efetuados, como despesas médicas, odontológicas, educacionais, previdenciárias, aluguéis, pensões alimentícias, etc., indicando o nome e o CPF ou CNPJ de cada beneficiário;
- Informar os bens e direitos, como imóveis, veículos, aplicações financeiras, participações societárias, etc., informando a data de aquisição, o valor de custo e o valor de mercado, se houver;
- Informar as dívidas e ônus, como empréstimos, financiamentos, consórcios, etc., informando o nome e o CPF ou CNPJ do credor, o valor original, o saldo devedor e os pagamentos realizados;
- Verificar se há imposto a pagar ou a restituir, de acordo com o cálculo realizado pelo programa;
- Transmitir a declaração pela internet, por meio do programa Receitanet, disponível no mesmo site do programa da Receita Federal, e guardar o recibo de entrega.
Nós podemos te ajudar!
O IRPF 2024 é um tributo que deve ser declarado por todos os contribuintes que se enquadrem nas situações previstas pela Receita Federal.
Os profissionais autônomos devem informar os seus rendimentos, despesas, bens, dívidas e pagamentos, seguindo o modelo de declaração escolhido.
O IRPF 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio de 2024, por meio do programa da Receita Federal, e pode resultar em imposto a pagar ou a restituir, de acordo com as alíquotas e as deduções aplicáveis.
Para te ajudar, a Precisão Cálculos e Perícias conta com profissionais especializados com o objetivo de te auxiliar neste processo.
Ficou curioso? Entre em contato e declare seu IRPF sem erros e dificuldades.